Sites Responsivos em Curitiba

O QUE SÃO SITES RESPONSIVOS?

O uso da internet móvel está em crescente ascensão e as buscas vindas de mobile estão superando as buscas feitas em computadores e mesmo com todos esses números, há ainda muitos sites de negócios que não são mobile-fiendly, ou seja, não possuem design responsivo. Isso pode ser um problema, porque além de dar trabalho aos usuários, a quantidade de acessos por conta dessa dor pode despencar e pouco tráfego pode significar perda de oportunidades de negócios.

É importante que você saiba a importância de um site responsivo e como isso pode afetar diretamente no seu marketing, bem como algumas considerações para se ter em mente ao projetar seu site.

 

Qual é a diferença entre um design móvel e um design responsivo?

Existem dois métodos principais para a criação de sites móveis: design responsivo e modelos móveis.

Design responsivo exige que você tenha apenas um site que seja codificado para adaptar-se a todos os tamanhos de tela, não importa em qual dispositivo o site esteja sendo exibido.

design responsivo 2Em contraste, um modelo móvel é uma entidade completamente separada que, exige que você tenha um site somente para dispositivos móveis. Modelos móveis são construídos para cada site específico, não por tamanho de tela. Isso pode causar alguns problemas, como veremos a seguir.

Aqui estão alguns bons motivos para comprovar que o seu site precisa ser responsivo:

 

1) O uso dos dispositivos móveis já superou o uso do computador.

Isto não é uma surpresa, mas apesar das estatísticas impressionantes, muitas empresas ainda não possuem um site com design responsivo. É legal lembrar que com o crescente aumento das buscas oriundas de mobile, torna praticamente obrigatório a necessidade do website com design responsivo.

  • Em 2015, mais da metade das pesquisas no Google foram realizadas em um dispositivo móvel.
  • No Brasil, 56% dos internautas acessam a internet usando um dispositivo móvel (e-Marketer)
  • 61% das pessoas têm uma melhor opinião de marcas quando eles oferecem uma boa experiência móvel.

    2) Experiência positiva para o usuário é uma necessidade.

Você já usou o seu celular para pesquisar alguma informação, produto ou até mesmo para comprar algo? Você está nessa lista acima. Interessante que, se alguém entra em algum site e ele não está adaptado para o seu dispositivo, existe a possibilidade de rejeição de 61%, ou seja, em 61% dos casos as pessoas desistem de acessar um site, só porque ele não é adaptado para o seu dispositivo e não somos nós quem falamos isso, esse dado é do Gooogle’s Think Insights para dispositivos móveis. Quantos clientes você deve ter perdido por causa disso, não é?

De acordo com o Gooogle’s Think Insights para móveis, se o acesso de um usuário ao seu site móvel for frustrado, ou se eles não acharem o que estiverem procurando, há 61% de chance que eles sairão imediatamente, indo para outro website (muito provavelmente um concorrente).

3) Blogging e atividades sociais trazem visitantes móveis.

Se você possui elementos de blogging e mídias sociais incorporados em sua estratégia, provavelmente já viu o aumento do tráfego móvel. Um estudo recente do e-Marketer cita que 93% dos usuários dos dispositivos móveis no Brasil utilizam mídia sociais com seu aparelho móvel.

Se você está compartilhando links de conteúdo ou links para o seu site e não tem um site mobile-friendly, você não só vai experimentar altas taxas de rejeição e baixas taxas de conversão, como também um público frustrado.

4) Design responsivo é o melhor para SEO.

Sabemos, oficialmente, que o Google prefere web designs responsivos para padrões móveis. Ter uma única URL torna mais fácil para o Google rastrear o seu site, assim como reduz a chance de erros de SEO na página. Por essas razões, sites responsivos geralmente possuem um melhor desempenho e são mais fáceis de manter do que um modelo de site móvel separado.

5) Um site responsivo rápido é fundamental.

De acordo com os desenvolvedores do Google PageSpeed, as normas recomendam que o conteúdo acima da dobra em um dispositivo móvel carregue em menos de 1 segundo e a página inteira carregue em menos de 2 segundos. Isso geralmente não é possível ao carregar um site de desktop em um dispositivo móvel. Quando um usuário tem de esperar muito tempo para uma página carregar, há uma chance extremamente alta de que eles vão deixar o seu site para trás.

Os desenvolvedores do Google têm esta ferramenta bacana para verificar a velocidade do seu site móvel.

6) Responsividade se adapta aos futuros dispositivos.

Uma das principais vantagens do design responsivo é que o tamanho do modelo foi projetado com base no tamanho da tela, não do dispositivo. Isto significa que não importa o tamanho da tela com a qual alguém esteja vendo o seu site, ele será exibido adequadamente para aquele tamanho de tela.

Assim, no futuro, à medida que novos dispositivos (TVs, relógios, óculos, etc.) estiverem sendo usados para navegação na web, seu site responsivo continuará bonito.

Seguindo em frente, será extremamente importante que seu site forneça aos usuários móveis uma experiência fácil de usar. Ter um site móvel já não é simplesmente um bom recurso – ao contrário, agora é uma necessidade e, consequentemente, provoca grande impacto no crescimento do seu negócio.

O que você acha sobre o design responsivo? É algo que você já implementou ou está planejando fazer em breve? Compartilhe com a gente nos comentários abaixo!

 

 Caso precise de Criação de Sites em Curitiba, entre em contato com a gente!

PRECISA DE UM SITE RESPONSIVO? FALE COM A GENTE